Passeio de cerca de 45 minutos, em embarcação típica, pelos canais urbanos da Ria de Aveiro.
Os barcos que outrora eram utilizados na apanha de Moliço (conjunto de algas utilizadas como fertilizante na agricultura), hoje, depois de se trocarem as velas por motores, os famosos Moliceiros, são utilizados para dar a conhecer pontos importantes na cidade que depois poderá explorar a pé, como o Museu de Arte Nova, as Salinas, o bairro da Beira Mar e muitos outros. O Passeio de Moliceiro ou Mercantel (barco utilizado para transportar mercadorias) é a experiência mais procurada em Aveiro.
Os marinheiros que acompanham os turistas no passeio fazem a explicação em 4 idiomas: português, espanhol, inglês e francês.
O Passeio de Moliceiro termina junto às Salinas, tendo os visitantes de percorrer um percurso de cerca de 5 minutos até ao Ponto de Encontro: Pórtico do Canal, da Rua do Sal.
Em cerca de 45 minutos, os visitantes vão percorrer uma ou várias Marinhas. Uma visita guiada ao espaço onde vão conhecer as técnicas ancestrais de produção de sal que ainda hoje são utilizadas. Vão descobrir a diferença entre sal marinho, flor de sal e salicórnia (uma planta comestível que nasce nas marinhas), o que faz um marnoto e a salineira e ainda a fauna e flora característica destes locais naturais.
A experiência termina nas Salinas.
Passeio de Moliceiro e Visita às Salinas é um must do quando se visita Aveiro.