Skip to main content

Há muito para ver, ouvir, apreciar e descobrir em Aveiro, e nem todas as experiências são pagas.

Partilhamos o nosso TOP 5  das experiências mais incríveis e gratuitas em Aveiro.

 

Pôr-do-Sol nas Salinas

A melhor altura do ano para visitar as Salinas é, sem dúvida, no Verão. Altura de safra e quando os dias já estão mais longos e quentes.

O momento do pôr-do-sol nas Salinas é mágico. As cores inesquecíveis e o ambiente tranquilizador são a simbiose perfeita para uma hora de harmonia entre o visitante e o espaço natural que as Salinas oferecem.

Aproveite e percorra a estrada-dique.

Momentos preciosos e a custo zero.

 

Passeio de bicicleta pela cidade

Aveiro é também conhecida pelas suas BUGAS (bicicletas de utilização gratuita de Aveiro). Para requisitar uma terá apenas de apresentar um cartão de identificação e está pronto para pedalar numa das cidades mais planas de Portugal.

Aconselhamos visita ao Parque D. Pedro e Baixa de Santo António, siga em direção à Rua da Pega e regresse pela Universidade de Aveiro.

Vai conhecer pontos da cidade que, de outra forma, muito provavelmente, passariam despercebidos e estará ainda a contribuir para a sua saúde física.

Turismo mais sustentável (e barato)!

 

Roteiro de Arte Nova

Aveiro é capital da Arte Nova em Portugal. Por cá, vai conhecer edifícios lindíssimos e muito bem cuidados que representam essa época e corrente artística.

A primeira paragem tem, obrigatoriamente, de ser no Museu da Cidade ou Posto de Turismo, onde poderá recolher um Roteiro de Arte Nova gratuito. A partir daí, prepare a sua câmara fotográfica, ataque os atacadores, e descubra este mundo artístico.

 

Visitar o Campus Universitário 

A Universidade de Aveiro é muito mais que um local de estudo, é também um espaço cultural e turístico.

Para os amantes de arquitectura, por exemplo, o Campus de Santiago é um Museu a céu aberto, pois possui um vasto conjunto de edifícios que constituem um verdadeiro património arquitectónico reconhecido nacional e internacionalmente. Edifícios projetados por grandes nomes da arquitectura portuguesa, como Siza Vieira, Eduardo Souto Moura, Alcino Soutinho, entre outros.

 

Subir ao Farol de Aveiro

Todas as quartas-feiras à tarde, o Farol da Barra está de portas abertas aos que se queiram aventurar-se a subir cerca de 300 degraus de uma escada circular.

Lembre-se: quantas vezes terá hipótese de subir ao mais alto farol português e um dos mais altos da Europa? A vista é surpreendente, a visita é gratuita.

 

Fotografia de destaque: Paulo Azevedo @ Viagens à Solta

Leave a Reply